16 de jul. de 2010

O erro do pecado

Qual o conceito de pecado?

Qualquer ato, ou apenas a intenção do ato que não esteja de acordo com as leis ou regras reveladas por Deus. A origem da palavra vem do hebraico, e significa “errar”.

Qual o erro do Pecado? Do conceito estabelecido pela igreja através dos séculos?

Estabelecer a Pena, ou penitência num âmbito maior ou mais elevado do que as proporções terrenas. Num âmbito intangível por todos aqueles que aqui erram.

O senso comum das religiões prega que nós já nascemos errados, já nascemos em pecado. Pecados esses talhados séculos ou milênios antes do nosso nascimento. O pecado original. Somos todos filhos do pecado original.

 

É esse o erro. O que nos leva a cultivar uma culpa que de fato não é nossa. Não provém de nossa linhagem terrena ou sequer de nossas existências.

 

Entender ou aceitar a pluralidade da Existência gera um impacto estrondoso no conceito do pecado original, em suas conseqüências e penas.

O livre arbítrio não deve ser limitado a uma idéia vaga do que é ou não aceito num âmbito moral. A moralidade é relativa, e deve-se respeitar a individualidade.

Toda ação gera uma conseqüência e parte de uma causa. Essa conseqüência tem impacto na consciência, no conjunto de “regras” morais de cada um. Inconscientemente sabemos que nossos erros trazem conseqüências, que podem ser sentidas ou corrigidas durante nossa existência terrena. Além do arrependimento, deverá existir o aprendizado e por conseqüência, a evolução.

 

O Arrependimento puro, a culpa que é carregada por toda a vida, em nada acrescentam ao espírito. O acorrenta cada vez mais nos conflitos gerados por idéias vagas, ou na falsa esperança de que a redenção virá do arrependimento puro e inquestionável.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se liga